Os Maias

Os Maias

Pode navegar usando as setas e do teclado

Sobre a Autora

ÂNGELA MENDES FERREIRA
Porto, 1975

Investigadora Fundação para a Ciência e Tecnologia. Prepara Doutoramento em Fotografia e Estudos Artísticos na Universidade Federal do Rio de Janeiro em cooperação com a Universidade do Minho.

Mestrado em Multimédia e Novas Tecnologias, com especialização em Fotografia Digital, pela Utrecht School of Arts – Holanda, 2004.

 

Licenciatura em Direito pela Universidade do Minho em Braga, 1998.

Pós-graduação em Direcção Artística na Escola Superior Artística do Porto|ext. Guimarães, 2003

A sua obra tem sido inserida em várias exposições individuais e colectivas e publicou obras de Fotografia e Texto sobre a Índia portuguesa e sobre os retratos pintados dos indios Brasileiros. Está  representada no Museu da Imagem e do Som e no Museu de Arte contemporânea, Dragão do Mar no Brasil, Fotographic Museum of Amsterdam, Holanda e City Council de Vilnius na Lituânia.  Tem vindo a integrar de forma regular, desde 2004, as leituras críticas de portfólios nos Festivais de Fotografia de Arles, Tsalonikki e Budapeste.

Directora do Curso de Artes Visuais-Fotografia da Escola Superior Artística do Porto de 2004 a 2010 onde é também docente. Colaborou, entre 2002 e 2003, como Professora Visitante na Faculdade integrada de Grande Fortaleza- Brasil na qual foi docente nas áreas de Fotografia e Estética de Arte e Direcção Artística.

É responsável em co-autoria pela Direcção Artística dos Encontros da Imagem desde 2004, sendo assistente de comissariado e produtora da exposições integradas no Festival. Elabora textos para projectos culturais, para exposições de arte contemporânea tendo vindo a colaborar desde 2009, como comissária independente de jovens artistas no Photographic Centre Nykyaika / Backlight e o Tampere Art Factory na Finlândia.

……………………………………………………………………

Páginas pessoais:

www.angelamferreira.me
berlinde.livejournal.com