Os Maias

Os Maias

Pode navegar usando as setas e do teclado

Sinopse

“Os Maias”, Episódios da Vida Romântica de Eça de Queiroz vem à tela através de fotografia e vídeo, pela autoria de Ângela Mendes Ferreira.

Partindo do convite da empresa DST, no seguimento do seu apoio contínuo à promoção da leitura, o romance é um projecto multi-plataforma de divulgação da literatura portuguesa que envolve para além do lançamento da obra ilustrada, uma curta metragem interpretada pelos colaboradores da empresa e musicada pela criativa banda de David Santos, Noiserv. Com este projecto, pretende-se celebrar a literatura, a imagem e a música num palco recheado de instrumentos alternativos e inusitados.

A história de uma família portuguesa, em finais do século XIX, tornou-se uma das obras mais consagradas a nível mundial. Do punho de Eça de Queiroz, numa escrita realista que apontava todos os defeitos dos protagonistas, seguimos os Maias. O palácio do Ramalhete aqui representado pela Casa de Sezim em Guimarães e o Museu dos Biscainhos em Braga,  são alguns dos palcos da acção. Nestes lugares desfilam personagens-tipo de um tempo “queirosiano”: mulheres fatais, políticos corruptos, jovens utópicos que assumem um papel de mudança no futuro do país, para, no fim, nada terem feito.

 

Ficha artística e técnica da Curta-metragem:

Realização e Fotografia: Ângela Mendes Ferreira
Câmaras: Ângela Mendes Ferreira, Adriano Borges e João Loureiro
Edição: Ângela Mendes Ferreira, João Loureiro e Renata Sequeira
Design: João Loureiro
Actores: Adriano Borges, António Ribeiro Martins, Bianca Peixoto, Daniela Pires, David Pereira, Inês Núncio, Jacinto Oliveira, Ricardo Pinto, Ricardo Portela
Banda Sonora: Noiserv

What do you think?

Please keep your comments polite and on-topic.